Veja o que a empresa nos pediu para criar:
A empresa
queria:
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envio abaixo algumas (talvez muitissíssimas...) informações sobre nossa empresa, a Opus Offices Center, bem como sobre o que pretendemos:
PROPOSTA, PRODUTOS E SERVIÇOS:
A Opus é um CoWorking, isto é, fornecemos infraestrutura para o estabelecimento de empresas, assim como suporte a escritórios “virtuais”: os chamados Home Offices.
Constituem alguns de nossos serviços/produtos:
Locação de:
- Estações de Trabalho, com ou sem equipamentos (computadores e periféricos, telefones/linhas);
- Salas de Reunião (de 4 a 8 participantes);
- Auditórios (até 40 participantes, com possibilidade de contratação de Coffee Break, Breakfast, etc.);
- Endereços Comercial e/ou Fiscal, Telefonia (Padrão , Privativa ou Personalizada);
- Serviços Gráficos (impressão, digitalização, encadernação).
Estão inclusos em todas as contratações locais:
- Recepção Bilingue, Suporte a T.I. e Serviço de Copa com café, chá e água à vontade (inclusive para atendimento às Salas de Reunião) durante todo o horário de expediente
(das 08 às 20h, em dias úteis).
Disponibilizamos copa com refrigerador para armazenamento de alimentos, micro-ondas, refeitório, cafeteiras Nespresso (cápsulas adquiridas na Opus ou trazidas pelo próprio cliente).
FUNCIONALIDADES:
Contratos a partir de 1 hora de utilização até 2 anos, renováveis. Itens podem ser contratados independentemente ou por pacotes (quanto maior o prazo ou a quantia de itens, maior o desconto). Tudo é bastante flexível! Pedroso (meu marido e sócio) costuma dizer que trata-se de uma espécie de Self Service de Produtos Empresarias, onde se paga apenas pelo que se consome, enquanto se consome – o que possibilita uma economia de até mais de 70% em relação às formas tradicionais de estabelecimento (uma vez que não se paga por espaços ociosos e todo o serviço – bem como despesas - com copa, suporte a T.I., recepção, manutenção predial , aluguel , condomínio, IPTU, eletricidade, telecomunicações entre outros, são compartilhados e rateados.
Outra funcionalidade é que, não precisando se preocupar com todos esses detalhes, os clientes podem manter o foco – e recursos – basicamente em seu negócio, o que lhes permite uma otimização de performance, além da economia.
Também é uma estrutura que minimiza preocupações com volatilidade de membros da equipe, já que posições de trabalho podem ser acrescidas ou excluídas dos pacotes conforme a necessidade do momento.
AMBIENTE:
Quanto ao ambiente humano, embora o clima geral seja de integração e cordialidade, nossa estrutura está voltada principalmente a um público com característica mais formal. Nosso forte tem sido o mercado financeiro, principalmente agentes autônomos de investimento na Bolsa de Valores (XP) e Seguradoras, mas contamos também com empresas de Educação, Editoração e Consultorias Diversas, entre outras. O espaço é eclético.
São alguns de nossos concorrentes: Regus, Delta Business Center, Virtual Offices, Estúdio Capanema, etc.
ESTRUTURA e DIFERENCIAIS:
O prédio que ocupamos é de ótimo padrão, de construção recente (cerca de 4 anos), possui lobby com pé direito duplo, elevadores inteligentes, os andares contam com belas janelas panorâmicas, ar condicionado, completo sistema de segurança, três pisos de garagem e, além disso, estamos JUNTO do metrô Fradique Coutinho (“parede com parede”). Bicicletário no local.
Embora não disponhamos de salas particulares (apenas estações de trabalho em ambiente compartilhado), temos uma das maiores quantias de salas de reunião e auditórios por cliente (6 salas de reunião e 2 auditórios para 120 posições locais); além disso, nosso expediente encerra-se às 20 horas (não às 18, com na vasta maioria dos Co Workings), sendo que durante todo esse período os Serviços de Copa, Suporte a T.I. e Recepção fazem parte de qualquer contrato, sem custos extras.
O acesso pode ser feito ininterruptamente (funcionamento 24 horas, 7 dias por semana), com sistema de segurança, identificação, monitoria e filmagem de todo o ambiente. Além disso, como se trata de uma empresa ainda recente (temos pouco mais de um ano) as negociações são bastante flexíveis e feitas diretamente conosco.
Outro diferencial é que em nenhum local ostentamos nosso logo ou qualquer referência à identidade Opus, a fim de que cada cliente sinta-se em SUA própria empresa e com esse sentimento receba seus próprios clientes.
PERFIL
Creio que a média de nossos clientes locais atuais (isto é, não se levando em conta os que utilizam apenas produtos virtuais, como Endereços Comercial e/ou Fiscal e Telefonia Remota) tem por volta de 30 anos de idade, sendo a maioria do sexo masculino. Algumas contratações são feitas individualmente, mas a maioria vincula-se a empresas com, em média, 6 posições – chegando, ocasionalmente, até 15 ou 20.
Público Alvo:
. Empresários / empreendedores com perfil formal ou semi formal, que precisem ou desejem:
- causar uma ótima impressão a seus clientes e/ou
- reduzir despesas sem perda de qualidade e/ou
- desvencilhar-se de preocupações com infraestrutura (serviços de recepção, copa, limpeza, manutenção, suporte a T.I., suprimentos, gráfica, etc) para focar exclusivamente seu negócio e/ou
- direcionar seus recursos basicamente ao foco do seu negócio;
- desenvolver um projeto em sigilo, longe do ambiente corporativo usual;
- trabalhar home office (em casa ou remotamente) com o suporte inerente a uma empresa bem estruturada (telefonia personalizada, acesso a salas de reunião com serviço de recepção, copa e suporte a T.I., endereço fiscal / comercial de prestígio a ser utilizado em documentos, propaganda e marketing, etc,);
- profissionais autônomos que desejem um ambiente funcional, corporativo, seguro, prático, econômico e onde possam, inclusive, desenvolver um ótimo networking;
. Start ups, novas empresas inseguras quanto aos investimentos iniciais, inclusive quanto à estimativa de espaço, projeção de crescimento físico, custos com instalações, etc. (uma vez que num coworking a quantia de posições de trabalho pode ser facilmente incrementada ou diminuída e os serviços contratados conforme a demanda – por exemplo, paga-se apenas pelas horas em salas de reunião ou auditórios efetivamente utilizadas);
. Professores, consultores e demais profissionais que desejem atender a seus clientes num ambiente profissional, confortável, de fácil acesso e ótimo padrão, com economia e qualidade;
. Profissionais em trânsito que precisem de um local esporádico para atender a seus clientes e/ou desenvolver seus trabalhos (locações de espaços a partir de 1 hora);
. Profissionais que desejem um espaço (auditório) para ministrar cursos, palestras, etc. para grupos de até 45 pessoas;
. Profissionais que desejem um local de trabalho com as características já mencionadas e acesso 24 horas, 7 dias por semana, com segurança e praticidade.
Outros que a criatividade de cada um sugerir...
Ah, temos um cadastro de milhares de agentes autônomos da XP (maior corretora de valores brasileira, na iminência de se transformar também em um grande banco de investimentos). Como a Opus “descende” de um escritório da XP dedicado exclusivamente a seus agentes de investimento, temos amplo contato com a XP, em cujo nome podemos falar ao abordar possíveis novos clientes – o que nos abre portas de forma bastante relevante. A esse nicho, o principal produto a ser oferecido é:
- pacote que inclui endereços fiscal/comercial e
- telefonia que permite “binar” o número contratado na Opus em quaisquer ligações feitas por meio desse número específico; comunicações gratuitas entre todos os eventuais números contratados por esse cliente como se fossem “ramais” de sua empresa; preços de ligações conforme tabela Embratel com base em São Paulo). Dessa forma, o cliente, estando no Acre, pode divulgar em seu site e todo material publicitário uma filial em São Paulo, ligar para seus próprios clientes a partir do número sediado em São Paulo (Opus), conversar com seus colaboradores situados por todo o país gratuitamente (desde que cada qual disponha igualmente de um número contratado Opus), além de seu próprio cliente receber suas ligações como advindas de um número localizado em São Paulo (DDD 11), quando assim desejar, bastando para isso que disponha também de uma Internet de ótima qualidade (estável). Sugerimos que as ligações sejam feitas a partir de um PC ou laptop, em nome da qualidade.
- pacote opcional de horas de salas de reunião, de modo a que, uma vez em São Paulo possa atender seu cliente em “sua empresa”, em Pinheiros, conforme divulgado em seu próprio marketing.
OBJETIVO IMEDIATO:
Precisamos urgentemente divulgar nossa empresa, pois embora tenhamos ótimos produtos e diferenciais de mercado, além de preços bastante competitivos, nossa publicidade é inexistente e nosso site ridículo (apesar dos esforços em contrário). Não estamos, de forma nenhuma, abrindo mão de um trabalho aprofundado e personalizado, desenvolvido cuidadosa e criteriosamente para a Opus, mas neste momento temos necessidades práticas e imediatistas de trazer novos clientes. Num segundo momento o foco será aprimorado.
Queremos passar uma imagem de empresa séria, moderna, dinâmica, ética, cordial, flexível, funciona, progressista, elegante E econômica – ótima, especialmente, para períodos de crise, embora não apenas.
Pensamos na elaboração de folders e e-MAIL MKT a serem distribuídos nos edifícios corporativos e restaurantes da região (Pinheiros); em eventos corporativos, SEBRAE e análogos; outros a serem entregues pessoal e diretamente, em reuniões agendadas para esse fim e os e-Mails a serem enviados a cadastros específicos.
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