Veja o que a empresa nos pediu para criar:
A empresa
queria:
"
Baseado na produçao de alimentos e na subsistência, no resgate cultural indígena, principalmente capacitaçao, baseada no processo de reaprendizagem daqueles conteúdos "esquecidos" no decorrer da busca de inserçao no entorno regional e convívio com a sociedade branca.
De modo bastante resumido e simplificado, o Programa "Cultivando a Vida" pretende capacitar os índios a desenvolver e implantar nas pequenas áreas em que residem um agroecossistema, que se traduz num sistema agrícola baseado na biodiversidade do local, dependente das interaçoes e dos ciclos biológicos das espécies vegetais e animais e da atividade biológica do solo, do uso mínimo de produtos externos à "propriedade" e do manejo de práticas que restauram, mantêm e promovem a harmonia ecológica do sistema, resultando no equilíbrio entre os recursos naturais, as plantas cultivadas, a criaçao de animais e o próprio índio.
Um princípio básico da agroecologia é o entendimento das co-relaçoes entre os sistemas de produçao e o ecossistema natural. Desse, modo é possível reduzir a necessidade por insumos externos, aumentar a produtividade agrícola e manter a qualidade do meio ambiente.
Atualmente, o principal problema do povo Guarani Kaiowá é a falta de perspectiva de vida, sujeitando a populaçao à dependência em relaçao às cidades vizinhas, distanciando-se cada vez mais de suas origens culturais. O resgate da cultura nativa assume papel de destaque como instrumento de revigoramento das estruturas sociais e culturais, possibilitando a recuperaçao da autoestima e da autoconfiança do povo Guarani Kaiowá. Desta feita, a comunidade recupera sua capacidade de encarar os seus próprios desafios para, com os conhecimentos e potencialidades tradicionais e atuais, encontrar as soluçoes para seus problemas.
"